Exportação mundial dobra em 10 anos

01-02-2011 11:05

A receita gerada pelo comércio global dobrou em uma década e o número de acordos bilaterais aumentou desde que as discussões sobre a Rodada Doha foram interrompidas, conforme reportagem publicada pelo jornal norte-americano Wall Street Journal.

Embora os governos dos países afirmem não ter desistido de negociar o fim de uma série de barreiras comerciais no mundo, os obstáculos para se chegar a um acordo, que já eram grandes, recentemente cresceram ainda mais.

Em 2010, as exportações somaram US$ 13 trilhões no mundo. Em 2001, quando começaram as negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Doha, no Catar, elas somavam US$ 6,5 trilhões. Esse aumento de 100% ocorreu mesmo sem a concretização da Rodada Doha.

Um relatório divulgado na semana passada pelo Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), alertou que a Rodada Doha se extinguirá se não for concluída em 2011. O autor do relatório, Peter Sutherland, diretor da OMC na época de sua fundação em 1995, disse que agora "é o momento para os chefes de governo fazerem mais do que simplesmente repetir a retórica".